Google x TikTok: tudo o que você precisa saber da nova investida dos gigantes

Se você tem o costume de usar as redes sociais com certa frequência, também deve ter percebido que, além dos stories, os vídeos curtos e criativos estão ganhando espaço em várias plataformas. Esse tipo de conteúdo começou com o Snapchat, em seguida o stories do Instagram surgiu como competidor, abocanhando boa parte do mercado. Depois veio o Facebook Stories, o WhatsApp Status, o Fleets no Twitter, e os Stories no Youtube que agora, lança o SHORTS.

A atualização tem a mesma ideia do TikTok: vídeos curtos, biblioteca de músicas e recursos de edição para os usuários. A função será liberada, inicialmente, para fins de teste na Índia em versão beta, país onde o aplicativo chinês está banido. Também foi criada uma página exclusiva de exibição dos SHORTS para Android. A ideia é expandir para o sistema iOS e liberar a plataforma para outros países, mas ainda não há previsão para que isso aconteça. 

A funcionalidade surge pouco tempo depois do Instagram lançar o REELS, concorrente do “aplicativo vizinho” de Mark Zuckerberg. As plataformas estão estimulando cada vez mais que seus usuários – pessoas e marcas – se comuniquem através desse tipo de conteúdo rápido e criativo. Já tentou falar em 15 segundos? É um desafio bem grande e exige adaptação.

Em seu comunicado oficial o Youtube disse que o “Shorts é uma nova experiência de vídeo de formato curto para criadores e artistas que desejam gravar vídeos breves e cativantes usando apenas seus telefones celulares”. Não podemos negar que a plataforma capacitou uma geração de criadores de conteúdo, que hoje compartilham suas vozes e atingem um público de mais de 2 bilhões de pessoas.

A cada nova tendência que ganha o gosto do usuário, as plataformas se adaptam para que não fiquem para trás. Interessante ver o movimento de cada uma delas.

Você já tentou fazer um vídeo curto e divertido como estes? Gostou da nova investida do Google? Conte ao Mago do Adwords!