Google Analytics 4.0: o que faltava para potencializar sua mensuração de resultados digitais

O Google é referência quando se trata de inovação e criatividade no meio digital. Entre tantas plataformas em constante evolução, desde o Google Meets ao Street View, a empresa sempre buscou oferecer soluções funcionais e aprimorá-las cada vez mais, de forma que todo o ecossistema Google faça parte de nossa rotina. E com o Google Analytics não é diferente.

Google Analytics 4.0

Pouco tempo atrás, a empresa noticiou o lançamento do Google Analytics 4.0, com uma série de novidades nesse velho conhecido de quem atua com mensuração e análise no marketing digital. Confira algumas dessas novidades a seguir:

Substituição do Universal Analytics

O Universal Analytics, versão aprimorada do Google Analytics, já permite analisar dados de qualquer ação realizada no Google, além de trazer insights poderosos. Agora, o Google Analytics 4.0 vem para substituir a plataforma, concentrando todas as funcionalidades em um lugar só.

Vale lembrar que, com a plataforma ainda em versão beta, nem todas as funções estão disponíveis e realizar análises mais complexas apenas pelo painel ainda não é algo recomendado. Além disso, o Google Analytics 4.0 não é retroativo, ou seja, a partir de sua implementação, será necessário aguardar no mínimo um dia para começar a coletar dados. Uma boa dica é começar a coletar estes dados desde já, para que quando for iniciado o uso do G.A 4.0, eles já estejam disponíveis.

A previsão de conclusão do Google Analytics 4.0 é para o final de 2021.

Eventos automáticos no G.A. 4.0

Com a nova versão, alguns eventos começarão a ser indexados de forma automática, como os scrolls nas páginas. Agora, será possível contabilizá-los para análise de tempo de permanência, leitura de conteúdos até o final, etc.

Isso valerá também para vídeos. Será possível verificar se os usuários deram play, pausaram o vídeo, chegaram até o final ou até que parte assistiram, entre outras vantagens.

Também será possível verificar os cliques de saída do site. Se o usuário sai da página através do link de um parceiro, um banner móvel, um ícone de rede social ou o que quer que seja.

Tudo isso já pode ser analisado no Universal Analytics, mas é necessária uma programação via código web feita por um profissional de T.I. Com o G.A. 4.0, isso não será mais necessário.

Relatórios no G.A. 4.0

A nova versão trará um ambiente de relatórios simplificado, e também acrescentará mais possibilidades de dashboard, filtros e segmentações.

Isso foi pensado para facilitar o uso por usuários mais leigos, que encontrarão os dados necessários com mais agilidade, bem como para usuários mais avançados, que poderão filtrar melhor cada informação específica.



Quando se trata do Google, o que é bom sempre pode ficar melhor, e essa atualização comprova o interesse da empresa em desenvolver soluções que nos ofereçam uma experiência cada vez mais eficiente.

E você? Já chegou a experimentar o Google Analytics 4.0? Se precisar de algum suporte, conte com o Mago do AdWords!